🥇 Dormir Mais aos Finais de Semana Engorda, Revela Pesquisa 🤔

Você é daquele tipo de pessoas que gosta de aproveitar os finais de semana para dormir o quanto for possível? Você gosta mesmo de ficar até bem mais tarde na cama? Então saiba que, de acordo com uma pesquisa publicada no International Journal of Obesity (Jornal Internacional da Obesidade, tradução livre), pessoas que têm mais dificuldade para levantar cedo da cama durante os fins de semana estão mais propensas a serem obesas e desenvolverem diabetes, do que aqueles que mantêm o mesmo hábitos de sono de todos os dias.

Ingleses concluiram que dormir demais engorda

A pesquisa elaborada por cientistas ingleses analisou o sono de de 800 pessoas na Nova Zelândia durante alguns anos e chegou a conclusão que o chamado “jet lag social” – que corresponde exatamente a aquelas diferenças de horário nas rotina das pessoas durante os dias da semana e o sábado e domingo. E a contatação foi: isso causa um distúrbio metabólico, responsável por gerar esse aumento de peso e o surgimento de diabetes.

Para o pesquisador responsável pelo estudo, Michael Parson, a obesidade é resultado de diversos fatores e não de apenas uma situação. Contudo, a pesquisa coordenada por ele mostra que o “jet lag social” é um destes fatores que tem que ser considerados. Em sua spalavras:  “Nossa pesquisa confirma conclusões anteriores que ligavam pessoas com “jet-lag social” severo ao aumento de gordura corporal, mas esta é a primeira a sugerir que a grande diferença entre horas de sono pode levar a problemas”, em entrevista para O Globo.

Ainda de acordo com as suas palavras, o principal ponto analisado na pesquisa foi o fato de que a maior parte das pessoas têm uma diferença muito grande entre as horas dormidas nos dias de semana com relação aos dias da semana. E claro, as rotinas de trabalho são as grandes responsáveis por isso, pois durante a semana existe a rotina de trabalho diária, enquanto que geralmente aos finais de semana, podem descansar livremente.

A sugestão, e o cenário ideal ofertado pela equipe de pesquisa é: que sejam oferecidas opções de horário de trabalho mais flexíveis aos profissionais. Desta forma, ninguém teria de ir contra os seus próprio relógios biológicos e por consequência, a vida seria mais leve. E em todos os sentidos da palavra.

Gostou do texto? Que tal um vídeo sobre dicas rápidas para dormir melhor?

Tags:

Leave a Reply