? 6 Formas de Aliviar as Dores Musculares ?

Rate this post

Talvez você tenha o hábito de praticar exercícios físicos e já deve ter experimentado dores musculares depois disso. Se você não sabe, isso acontece por conta de microrrupturas do tecido do músculo enquanto você pratica exercícios. É o que os médicos chamam de microlesões musculares, e o esforço é o grande vilão dessa história.

Via de regra a dor vai embora sem que você tenha que fazer nada a respeito. E é bem comum que logo após o treino, enquanto você descansa, ocorra a devida cicatrização dos tecidos musculares. Você cresce justamente por isso: eles são reconstruídos com maior tamanho e força do que antes.

Mas a gente sabe que não precisa sofrer tanto não é? Por isso, aí vão algumas dicas para que você possa aliviar as dores causadas por exercícios! Use e abuse de cada uma delas. Temos certeza de que te ajudarão demais!

1. Faça exercícios com o rolo de espuma

Eles são um pouco doloridos no começo, mas os exercícios com o rolo de espuma são muito eficientes na diminuição das dores musculares. Muito mais do que apenas se alongar. A pressão feita no tecido durante o exercício, estimula o movimento e por consequência, acelera e o processo de recuperação na região, aumentando a flexibilidade dos músculos.

2. Alimente-se depois de treinar

Uma vez que você sabe que os músculos precisam ter diversos nutrientes para que a sua recuperação seja feita de forma completa, é de suma importância que você não deixe de se alimentar depois de treinar. Então a orientação é que espere de 30 a 40 minutos depois de malhar para consumir algum alimento ou refeição que seja rica em proteínas e carboidratos – carnes magras  por exemplo – e mais tarde não deixe de comer um prato de proteínas e gordura.

3. Tenha o hábito de aplicar gelo

É rápido, é simples e pode realmente aliviar a dor. Aplique gelo na região do músculo onde dói e previna qualquer possível dano mais grave. Isso fará com que o processo de cicatrização das micro lesões seja muito mais rápido. 

4. Que tal um banho com sais?

Agora que você já aplicou o gelo, que tal um banho? Um longo banho quente com sais promovem o relaxamento do músculo. Enquanto que a água quando quente acelera o fluxo do sangue. Existem sais de banho que trazem magnésio na sua composição e essa substância pode ser facilmente absorvida pela pele, ajudando na redução das dores.

5. Durma mais

Parece mentira né? Mas a verdade é que para aqueles que fazem atividades físicas mais puxadas, a orientação é dormir de 8 a 10 horas por noite. Esta é uma parte fundamental no processo de recuperação das dores musculares. E muitas vezes, o sono acaba sendo negligenciado.  E para dormir melhor vale lembrar que é importante respirar, desligar tudo pelo menos uma hora antes de ir para a cama e tomar um bom banho relaxante.

6. Peça uma massagem relaxante

Depois de tudo isso que você fez, já deve ter melhorado bastante a dor da região. Mas a aplicação de uma massagem relaxante, colabora com o alívio da dor na região e aumenta o fluxo sanguíneo, eliminando com mais rapidez as substâncias inflamatórias causadoras de dor.  Então peça aquela massagem gostosa perto da área, acima ou abaixo de onde dói.

Fique atento se a dor piorar

Existem casos em que as dores musculares persistem e ficam por uma semana. Isto pode até ser considerado normal, se a pessoa tiver treinado de forma exagerada e inadequada. Contudo, se nada melhorar mesmo tendo cuidado e descansando, é importante que você procure um médico afim de te receitar anti-inflamatórios, ou ainda para que você possa se recuperar mais rápido e com segurança.

Gostou do texto? Vamos ver um vídeo sobre formas de acabar com a dor muscular?

Leave a Reply

DMCA.com Protection Status  

Sobre Nós | Politica de Cookies | Politica de Privacidade | Isenção Médica e Política de Uso | Contato | Mapa do Site