? Iogurte Engorda ou Ajuda na Dieta para Emagrecer ?

Rate this post

Você acorda pela manhã e assim que entra na cozinha, prepara um iogurte com frutas bem saboroso e fresquinho para começar a manhã? Será que este hábito é realmente bom para a sua saúde? Será que não é justamente este comportamento que está te fazendo ganhar peso como nunca? Descubra se o seu iogurte diário é um amigo ou inimigo!

O iogurte é realmente saudável?

É claro que todas as propagandas afirmariam que sim, os iogurtes são saudáveis. E assim como muitos produtos disponíveis atualmente no mercado, os iogurtes tem propriedades benéficas para o corpo, mas existem os casos em que o iogurte não é tratado de forma correta, gerando diversos problemas de saúde. De qualquer forma, no Brasil, a vigilância sanitária está constantemente em cima das empresas, então é bem provável que o seu iogurte diário esteja em dia. Contudo, você precisa saber que isso não livra o produto de conter altas quantidade de calorias e gorduras, o que é um facilitador para engordar.  É claro que ser gordinha está no sangue, literalmente. Existe o fator genético que pode determinar a sua tendência ou não a engordar, é importante pensar no seu biotipo físico e também se você faz ou não atividades físicas regularmente. Então, antes de responder a pergunta sobre engordar ou emagrecer,  precisamos entender os componentes deste docinho-matinal.

Do que são feitos os iogurtes comprados no mercado?

O fato é que nenhum iogurte é igual ao outro. Cada um tem em sua composição, detalhes que alteram o sabor, a quantidade de gordura, a textura e até as propriedades nutricionais. Via de regra, um iogurte comum é composto da forma em que mostramos na imagem ao lado:

Então, a base dos iogurtes será sempre essa. Sendo que as alterações ocorrem principalmente no que diz respeito a quantidade de gorduras, de sódio, de gorduras saturadas e também na quantidade de vitaminas disponíveis no produto. Que você tenha claro na sua mente: é importante conhecer quais sejam as suas necessidades nutricionais antes de comprar um iogurte para consumo diário.

O Iogurte é a principal fonte de gorduras na minha dieta?

Ao menos que você se alimente exclusivamente de iogurte, é praticamente impossível que ele seja a sua principa, fonte de gorduras diárias. E as pessoas engordam justamente por insistirem em ingerir mais gordura no corpo enquanto ele ainda sequer processou a quantidade ingerida anteriormente. Isso causa o aumento de peso, bem como o desenvolver de diversas doenças relacionadas a obesidade. Então, para emagrecer, é importante que você tire da sua dieta qualquer tipo de alimento gorduroso, e isto promoverá o emagrecimento. Agora, interromper o consumo de iogurte com medo dele engordar, é um erro. Então, via de regra, não existe sequer uma razão para que o iogurte seja eliminado da sua dieta. Ele é uma fonte rica em proteínas que te ajudarão a encontrar o equilíbrio no que você precisar para o seu corpo.

 

Consumir iogurte pode me ajudar a melhorar minha alimentação?

Como vimos, o consumo de iogurte não te faz engordar. Ao contrário, ele promove o aumento das proteínas e das fibras que você precisa diariamente, até para ir ao banheiro. Uma vez que comer iogurte não te faz engordar, é a hora de revisar quais são seus hábitos alimentares. Eles possivelmente estão relacionados ao seu ganho de peso.

Lembre-se que é sempre importante procurar um nutricionista para que ele revise com você como anda a sua rotina de alimentação diária. Muitas vezes esta rotina é carregada de condimentos ricos em sódio, gorduras saturadas, carnes gordas e queijo amarelado. Se a sua rotina de alimentação é parecida com essa, definitivamente a culpa de engordar não é do seu iogurte com frutas pela manhã.

O que fazer para emagrecer de verdade?

O mais importante aqui é você reconhecer que precisa de ajuda. Seu peso está tomando proporções que você não consegue suportar, e talvez você realmente precise de suporte médico, psicológico e até de medicamentos que te ajudem a inibir o apetite, acelerar o metabolismo ou ainda emagrecer de fato. Para nós, o mais importante, é você realmente procurar ajuda de um profissional de saúde, requisitar exames diversos que possam te mostrar qual seja a sua necessidade alimentar real e acima de tudo: se amar.

Pois sem o amor próprio, as coisas se tornam mais difíceis do que nunca. Então, se você está gordinha e se sentindo feia, saiba que cada pedacinho do seu corpo é único, perfeito e saudável e que ele precisa muito do seu amor.

Gostou do texto? Que tal vermos este vídeo sobre amor próprio para te incentivar a procurar ajuda para emagrecer?

Leave a Reply

DMCA.com Protection Status  

Sobre Nós | Politica de Cookies | Politica de Privacidade | Isenção Médica e Política de Uso | Contato | Mapa do Site