ūü•á O Parto Domiciliar ūü§Ē

ūü•á O Parto Domiciliar ūü§Ē
Rate this post

Muitas mulheres têm estado interessadas nos partos humanizados e domiciliares. O parto é a prática humanas mais antiga e natural. O parto realizado através de procedimento médico é algo recente. As mulheres é que eram responsáveis por ajudar a dar à luz, auxiliando no parto de várias outras mulheres.

Com o avanço da medicina, os homens interessados sobre como os partos eram feitos na prática, começaram a observar e participar do parto, de forma que a cirurgia agia como um complemento para o nascimento. Os partos aconteciam com as gestantes em pé, de cócoras ou sentadas. Só com a criação de medicamentos que os partos começaram a ser feitos com a mãe deitada.

O que é parto domiciliar?

√Č um parto realizado em casa por decis√£o da gestante. Durante o processo de parto elas s√£o auxiliadas por obstetra ou uma Doula ou enfermeira. Uma pessoa que a m√£e escolha para oferecer suporte, tranquilidade e incentivo.

Pense bem

O parto domiciliar vem sido adotado recentemente por v√°rias mulheres, principalmente as famosas. Isso tem chamado cada vez mais aten√ß√£o pelo fato de muitos afirmarem que √© mais satisfat√≥ria e uma forma menos traum√°tica para beb√™ e m√£e. Mas n√£o escolha esse tipo de parto s√≥ por modismos ou informa√ß√Ķes superficiais. Esse √© um assunto s√©rio que trata da sua sa√ļde e de seu filho.

Busque o m√°ximo de informa√ß√Ķes sobre o assunto para tomar sua decis√£o logo no come√ßo da gesta√ß√£o. √Č preciso todo um preparo tanto f√≠sico quanto emocional ao longo dos meses da gesta√ß√£o.

Se pergunte se esse é o ambiente no qual você quer conceber seu filho, quem você gostaria que estivesse junto a você nesse momento importante e qual será o procedimento se algo der errado e você precise de uma intervenção médica.

Estou apta?

Se você decidiu que um parto domiciliar parece uma boa escolha para você, se oriente com o médico.

Para ter seu beb√™ em casa, voc√™ precisa estar j√° com 9 meses. Todos os exames pr√©-natais devem atestar que m√£e e beb√™ est√£o em √≥timas condi√ß√Ķes de sa√ļde para seguir com sua decis√£o e ter um parto espont√Ęneo. Normalmente, os partos feitos em casa oferecem baixo-risco e a necessidade de interven√ß√£o com aparelhos quase n√£o √© utilizada.

Fator emocional

Para que tudo aconte√ßa da forma correta √© necess√°rio todo um preparo emocional ao longo dos meses, pensar em todas as informa√ß√Ķes obtidas sobre o assunto como as dores e a falta de anestesia; qual √© a melhor posi√ß√£o para dar √† luz. √Č importante se lembrar que tudo depende voc√™ e que esse √© um momento √≠ntimo e pessoal entre m√£e e filho.

√Č necess√°rio estar preparada e estar informada para o caso de as coisas n√£o ocorrerem do modo esperado.

√Č claro, que nem todas as gestantes podem fazer um parto domiciliar. Algumas precisam de cuidados especiais. Tanto o parto normal quanto o domiciliar possuem os mesmos riscos. Mas o hospital fornece uma melhor estrutura, caso sejam necess√°rias, poss√≠veis interven√ß√Ķes.

O parto domiciliar é um parto humanizado.

Um parto humanizado √© aquele feito sem nenhuma utiliza√ß√£o de interven√ß√Ķes cir√ļrgicas, aparelhos ou anestesia. As coisas acontecem de forma natural e no tempo da gestante. Sendo, assim, o parto domiciliar √© um tipo de parto humanizado.

Quem deve estar comigo durante o parto?

√Č fundamental ter uma equipe constitu√≠da por um obstetra ou m√©dico com experi√™ncia em fazer partos, uma enfermeira, uma Doula (se m√£e desejar) e/ou o marido e/ou outros familiares e/ou amigos que lhe passe for√ßa e confian√ßa.

A equipe médica precisa estar atenta para a necessidade de ajudar em caso de uma emergência e possível transferência hospitalar.

O parto

O local deve estar preparado com lençóis limpos e que podem ser descartáveis, sacos para lixo, toalhas limpas. Caso tenha-se escolhido um parto feito na água é necessária uma banheira ou piscina inflável, manter a água em temperatura morna.

As pessoas solicitadas e necessárias para o parto devem deixar a futura mãe confortável e preparar o lugar onde o parto acontecerá. Cada reação tem de ser cuidadosamente observada e o local onde mãe e filho ficarão após o parto deve já estar arrumado e limpo.

A gestante tem de ser confortada, tranquilizada e estar preparada para a grande dor que se sente quando o beb√™ come√ßar a nascer. Durante todo o tempo os profissionais escolhidos para assistirem o parto pela m√£e, devem monitorar m√£e e beb√™, atrav√©s das batidas de seus cora√ß√Ķes.

Logo ap√≥s o nascimento, a sa√ļde da crian√ßa √© avaliada e depois √© amamentada por sua m√£e.

Se houver a necessidade de intervenção para induzir o parto ou para diminuir as dores, deverá ser feita uma transferência rápida até um hospital.

Partos feitos na √°gua

Um parto domiciliar pode ser feito em uma banheira ou piscina infl√°vel, em √°gua morna com temperatura entre 35¬įC a 38¬įC, para ajudar a relaxar, principalmente, os m√ļsculos da parte p√©lvica e proporcionar a sensa√ß√£o de conforto para o beb√™. Mas tudo, isso, deve ser feito com um grande cuidado para que nada de ruim aconte√ßa com o beb√™.

O parto feito na √°gua n√£o deve ser considerado para gesta√ß√Ķes que oferecem riscos a m√£e e o beb√™, partos que aconte√ßam de forma prematura ou em que o beb√™ seja grande demais. Ainda correm riscos as mulheres que tenham diabetes, que estejam com algum tipo de infec√ß√£o ou doen√ßa sexualmente transmiss√≠vel, e beb√™s em posi√ß√£o n√£o adequada para o nascimento.

Mulheres que tiveram problemas em alguma gravidez anterior n√£o devem optar por esse modo de fazer o parto.

Partos feitos em casa s√£o seguros?

As chances de acontecer a necessidade de ter de fazer uma intervenção ou de realizar uma transferência de emergência para um hospital são baixas. A grande maioria dos partos domiciliares transcorre de forma segura e sem problemas para as mães e filhos.

Basta seguir todo o protocolo de realiza√ß√£o de exames, ir atr√°s de todas as informa√ß√Ķes e escolher os profissionais que a acompanhar√° quando for dar √† luz

Leave a Reply