ūü•á Conhe√ßa todos os benef√≠cios da Gelatina ūü§Ē

Rate this post

Ela é um dos alimentos mais benéficos para o nosso organismo como um todo. Sendo usada para tratamento e recuperação de pacientes em hospitais, ela é saborosa, refrescante, hipocalórica. Para quem adora doces e sobremesas, ela é ótima para combater aquela vontade por doces e guloseimas com baixo custo e fácil preparação.

Ingerir gelatina de forma regular, ajuda a diminuir o colesterol no sangue, triglicérides e controla o nível de glicemia, fortalece os ossos, prevenindo o organismo de doenças como a osteoporose. Traz uma maior resistência física, ajuda a retardar os sinais do envelhecimento, deixando cabelo, unhas e pele mais bonitos.

De onde a gelatina é extraída

A gelatina que comemos, consiste de gelatina natural, √°gua, a√ß√ļcar ou ado√ßante artificial e sabores artificiais, corante de comida.

A gelatina que consumimos é o colágeno processado, sendo, assim, a gelatina é de origem animal, pois o colágeno vem dos ossos, cascos e tecidos de ligação de vacas e porcos.

A gelatina é extraída quando, esses ossos e tecidos, são triturados em várias partes e passam por um tratamento com um ácido forte ou com uma base forte para quebrar as estruturas das células e liberar o colágeno. Depois a mistura é fervida e a grande molécula do colágeno se quebra de forma parcial, tendo a gelatina como produto final.

A gelatina pode ser usada em vários produtos, para dar uma maior consistência, emulsificar ou estabilizar iogurtes, chicletes, balas de goma, presunto e frango enlatados, salsicha, creme de leite, sopas e molhos, cream cheese, pasta para bolos, marshmallows, etc.

Col√°geno

O colágeno possui uma grande quantidade de proteínas formadas por aminoácidos no organismo. Ele mantém as células unidas, sendo principal componente de proteínas da pele, cartilagens e ossos.

O colágeno é produzido pelo nosso corpo de forma natural, porém com o tempo a produção diminui a partir dos 30 anos. Com isso, acontece uma diminuição da elasticidade da pele com aparecimento de rugas e criando uma fragilidade articular e óssea, sendo preciso, repor esse nutriente.

A falta de col√°geno no corpo leva √† m√° forma√ß√£o √≥ssea, rigidez dos m√ļsculos, problemas com crescimento, inflama√ß√£o nas juntas, doen√ßas cut√Ęneas, diminui√ß√£o da espessura do cabelo, desidrata√ß√£o, perda de elasticidade da pele, cria estrias, entre outros.

Alimentos com colágeno: queijo, leite, carnes, arroz junto com feijão, soja, ervilha, quinoa, as frutas com vitamina C e derivados, como as hortaliças.

Repondo col√°geno

Com a diminuição de colágeno vem a necessidade de o repor, através de uma boa alimentação ou suplementos

Col√°geno hidrolisado

√Č um suplemento nutricional em p√≥ ou c√°psula indicado para pessoas que desejam ou precisam aumentar o consumo de prote√≠nas. Tamb√©m √© usado para cicatriza√ß√£o e recupera√ß√£o de les√Ķes e em processos de emagrecimento.

Cosméticos

Ele deixa a pele mais firme, ao usar produtos de beleza com col√°geno, a pele torna-se mais macia, firme e saud√°vel.

Produtos com col√°geno ajudam na manuten√ß√£o do t√īnus muscular, deixando a pele mais firme e menos fl√°cida.

As qualidades da gelatina

A gelatina cont√©m prote√≠nas que, quando absorvidas pelo intestino, s√£o digeridas, apenas parcialmente, fornecendo os amino√°cidos fundamentais para manter ossos e reconstituir algumas articula√ß√Ķes.

A gelatina possui 9 dos 10 aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo que são consumidos através dos alimentos.

Ela ajuda a emagrecer?

Toda comida possui calorias, mas a gelatina possui quantidades bem menores que os doces que consumimos. Ela ajuda na sensa√ß√£o de saciedade, mas n√£o deve ser consumida de forma exagerada. Ela pode ser ingerida como lanche entre refei√ß√Ķes, em sucos e misturada com algumas frutas. Tudo para melhor seu valor nutritivo.

A gelatina light ou sem a√ß√ļcar ser√° bem mais ben√©fica, lembrando que, para obter esses benef√≠cios, ela n√£o deve ser junto com alimentos muito cal√≥ricos, como o leite condensado.

A gelatina sozinha não emagrece, é preciso se alimentar de forma balanceada e realizar exercícios físicos, para potencializar os efeitos.

Benefícios

As vers√Ķes da gelatina suplementar e vegetal potencializam muito mais as vantagens que traz para o corpo humano, com menos conservantes.

Ela, também, é constituída por muitas vitaminas e compostos necessários para um bom funcionamento do corpo como o selênio e o fósforo. A gelatina:

Proporciona uma maior firmeza, elasticidade e hidratação da nossa pele.

Ajuda a fortalecer e hidratar as unhas e os cabelos.

Consumir o col√°geno da gelatina, ajuda na constru√ß√£o para contribuir na forma√ß√£o de nossa massa muscular, √© importante e essencial para a sa√ļde da nossa boca.

O col√°geno da gelatina ajuda a melhorar o sono.

Auxilia na prevenção da flacidez, prevenindo o aparecimento de celulites.

Consumo de alimentos com col√°geno fortalecem os ossos e articula√ß√Ķes.

Ajuda a prevenir de doenças ósseas como artrose, osteoporose e colesterol alto.

√Č um √≥timo meio para a cicatriza√ß√£o da pele e tend√Ķes ap√≥s cirurgias.

A gelatina comum tem de 4% a 5% de colágeno, as hidrolisadas contêm 85%. Porém o consumo do colágeno hidrolisado deve ser consumido de acordo com o acompanhamento médico e em quantidade muito bem dosada.

As gelatinas, normalmente, n√£o t√™m grande contraindica√ß√Ķes. Mas h√° casos de pessoas que tiveram problemas estomacais e incha√ßos.

√Č interessante unir a gelatina comum com peda√ßos de frutas, iogurtes, sucos, ajudando a aumentar o potencial nutritivo.

Os diab√©ticos devem consumir s√≥ a vers√£o com menos a√ß√ļcar.

Pessoas alérgicas a alguns determinados componentes da gelatina ou com insuficiência renal, precisam fazer exames e se consultar um médico antes de consumi-la.

As c√°psulas de gelatina

Existem drogarias e farmácias que vendem as gelatinas em cápsulas. As gelatinas em cápsula contêm os mesmos benefícios que há na gelatina em pó, mas as cápsulas possuem uma maior eficiência para o fornecimento de colágeno. Isso ocorre, porque as cápsulas não possuem corantes na composição.

As gelatinas em pó possuem a vantagem de serrem digeridas mais facilmente pelo organismo, enquanto a desvantagem da encapsulada é a dosagem baixa quando comparamos com a forma em pó.

Mas é importante saber que o uso da gelatina em cápsulas, deve ser orientado e dosado por um médico, pois cada organismo possui suas próprias necessidades.

Leave a Reply