? Rinite: Sintomas, Causas, Tratamento ?

Rate this post

O nariz é o primeiro local por onde o ar passa até alcançar os pulmões, ele é faz a limpeza, umidificação e aquecimento do ar inspirado. Para isso, o nariz possui um complexo mecanismo de defesa. Sendo que ao entrar em contato com alguma substância estranha, ele age impedindo que essa substância alcance os pulmões.

Uma obstrução no nariz faz um bloqueio da passagem contra o agente agressor e, é através dos espirros e coriza, que essas substâncias são expelidas para fora do corpo. Isso é normal e o processo é igual para todas as pessoas. A alergia não é a falta de defesa do organismo, mas, sim, uma grande defesa contra agentes nocivos ao corpo.

O que é Rinite?

A rinite é a alergia que causa irritação, coceira, inchaço e congestionamento o nariz. Ela pode ser causada por diferentes motivos, por isso é possível afirmar que a maior parte das pessoas, com certeza, já tiveram ou vão ter rinite.

Veja também: O que são Radicais Livres?

Rinite crônica

A rinite costuma ser uma simples alergia que se cura pelo não contato com o que causa a rinite. Mas quando não é feito um tratamento, ela pode se tornar uma enfermidade crônica.

A rinite crônica se torna crônica quando a irritação e o congestionamento do nariz dura por meses. Ficar tanto tempo com o nariz congestionado não é bom para o organismo, criando dificuldade para respirar entre outras questões.

Ela é mais grave que a rinite alérgica, pois nela há inflamação das fossas nasais que se manifestam, frequentemente, em crises alérgicas intensas por meses consecutivos. Nesse estágio o tratamento pode ser feito com vacinas, medicamentos orais, ou uma cirurgia para aumentar o espaço do nariz para o ar passar com mais facilidade pelos pulmões.

Confira o vídeo a seguir, relacionado a esse tema, para aprender ainda mais:

Qual a causa?

Ela é causada por uma exposição contínua a algum alérgeno como: Cigarro; Poluição; Pelos; Poeira; Alimentos; Perfumes; Tintas; Inseticidas; Produtos de limpeza; Animais; Pólen. Ela, também, pode aparecer por causa da temperatura e de alterações na anatomia das fossas nasais ou pode ser consequência de doenças, como sífilis, tuberculose e leishmaniose.

Quais os sintomas da Rinite?

  • Coriza
  • Nariz sempre escorrendo
  • Nariz entupido.
  • Tosse seca
  • Espirros sucessivos
  • Olhos avermelhados, lacrimejantes e inchados
  • Coceira no nariz
  • Coceira na garganta e no céu da boca
  • Diminuição da audição e do olfato
  • Irritabilidade do nariz
  • Perda do paladar
  • Voz anasalada
  • Dores de cabeça.

Obs.: As irritações podem se tornar mais graves e causar obstruções permanentes na parte interna do nariz. Para ajudar a aliviar os sintomas, lave o nariz com soro fisiológico a 0,9% e limpe as vias aéreas superiores

Qual o tratamento indicado?

O tratamento ideal só pode ser feito com a indicação de um otorrinolaringologista ou alergologista. Mas, normalmente, se baseia no uso de descongestionantes, anti-histamínicos, e soluções para lavagem nasal que são vendidos sem prescrição nas farmácias. Fazer uma lavagem nasal com soro fisiológico duas vezes ao dia ajuda a aliviar.

Porém as obstruções nasais permanentes o tratamento indicado é um procedimento cirúrgico. Se não houver melhora, é preciso voltar ao médico, para que outro tratamento seja feito.

A rinite crônica tem cura?

Ela não tem cura, porém pode ser controlada acabando com as causas da alergia e manter o ambiente sempre limpo.

Dependendo dos sintomas, um especialista pode receitar algum medicamento, fazer uma dessensibilização imunológica, com vacina, ou sugerir a realização de cirurgia.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito com a observação dos sintomas e com uma avaliação das fossas nasais por tomografia ou rinoscopia, em que será analisado os sinais de irritabilidade, como vermelhidão, inchaço ou ressecamento da mucosa.

Prevenção

Manter o seu ambiente de trabalho e casa sempre arejados e limpos.

Evitar o contato com ursos de pelúcias, tapetes ou outra qualquer coisa que acumule ácaros e poeira.

Faça trocas regulares de fronhas e lençóis de pelo menos uma vez por semana.

Evite o contato com a poluição e com o cigarro.

Rinite alérgica

É pura e simplesmente a rinite em si que, por sua natureza, é alérgica e pode ser causada por diversas coisas. Entre as principais causas estão a poeira, os pelos, perfumes, fumaça, cigarro, flores, etc. Ela é uma doença comum que passa, logo que se livra do que a causa ela.

Não há tratamento específico para esse tipo de alergia, mas há vários antialérgicos que diminuem ou acabam com os sintomas. Inclusive, os de pingar no nariz congestionado e comprimidos para tomar.

A Rinite tem cura?

A rinite, infelizmente, é uma doença sem cura, porque são muitas as causas e cada uma precisaria de uma forma diferente de tratamento. Mas ela pode ser aliviada com antialérgicos, vacina ou cirurgia. Mas não há garantias de que ela não voltará a atacar.

Qual o tratamento?

O tratamento é, apenas, preventivo. Basta não ter contato com a causa da alergia que ela vai desaparecer. Mas podem ser usados medicamentos antialérgicos, vacina e cirurgia para facilitar a entrada de ar pelo nariz.

Rinite vasomotora

A rinite vasomotora é uma forma mais forte da rinite alérgica, que se transforma em uma inflamação, causando sintomas mais graves, como a coriza, a dor no interior do nariz e a coceira.

O tratamento é feito com o uso do anti-inflamatório junto com um antialérgico.

Rinite atrófica

É a rinite crônica forma mais perigosa, podendo causar problemas mais graves, como o escorrimento de uma secreção amarelada com odor das narinas, além da atrofia interna do nariz.

O tratamento utilizado é um medicamento próprio que elimina os sintomas e deixar a pessoa curada.

Alérgenos

A rinite alérgica pode causar outras doenças, como otites, sinusites e roncos que atrapalham o sono. Mas isso só acontece, quando estiver em contato com as substâncias aos quais é alérgico. Essas substâncias são os alérgenos.

O natural para rinite alérgica é só apresentar os sintomas quando entra em contato com o alérgeno. Os sintomas são proporcionais à quantidade de alérgeno a que fica exposto. No inverno é quando os sintomas são mais acentuados e deixam essas pessoas mais vulneráveis a resfriados.

Ácaros: são um dos agentes alérgenos causadores encontrados em colchões, móveis estofados, etc.

Medicamentos para rinite

Descongestionantes, anti-histamínicos, estabilizadores de membranas, e corticosteroides.

Confira o vídeo que separamos para você sobre o assunto:

Para mais conteúdo, clique aqui.

Leave a Reply

DMCA.com Protection Status  

Sobre Nós | Politica de Cookies | Politica de Privacidade | Isenção Médica e Política de Uso | Contato | Mapa do Site