ūü•á Teste de gravidez caseiro, funciona mesmo? Quais os tipos? ūü§Ē

ūü•á Teste de gravidez caseiro, funciona mesmo? Quais os tipos? ūü§Ē
4.9 (97.5%) 8 votes

A maioria das mulheres, quando a menstruação atrasa mais do que o esperado, já começam a pensar sobre a possibilidade de uma gravidez estar a caminho.

Assim, a ansiedade toma conta delas, e por curiosidade e expectativa, recorrem a testes de gravidez alternativos, e mais baratos, para p√īr um fim √† grande d√ļvida. Na pr√≥pria internet, existem diversos tipos de testes de gravidez, meios que as mulheres recorrem para descartarem a gesta√ß√£o.

As receitas de testes de gravidez caseiros, passam de geração a geração, de mãe para filha, de avós para as netas e de tias para as sobrinhas. A questão era que antigamente os testes de gravidez de farmácia, eram muito mais caros ou nem existiam, fazendo-as recorrer a meios caseiros.

Testes de gravidez caseiros ‚Äď os mais comuns:

Na época do Egito antigo, os meios que as mulheres usavam para descobrirem se estavam grávidas, eram os mais bizarros e peculiares para a época. Claro que nenhum deles é 100% seguro, já que um médico e um teste de farmácia (ou de sangue), deve ser feito para precisar a gravidez.

 

  • ¬†Teste da agulha (ou marroquino): pegue um pote com tampa (de prefer√™ncia de vidro), deposite um pouco de urina, depois coloque dentro uma agulha de costura e tampe-o. Espere cerca de oito ou nove horas, e observe se a urina mudou de cor, se sim, pode ser que voc√™ esteja gr√°vida, mas se n√£o houve mudan√ßa de cor, o resultado deve ser negativo.
  • ¬†Teste da fervura da urina: em uma panela de alum√≠nio, deposite a urina, e coloque-a no fogo. Se a urina ferver igual leite (com bolhas e uma esp√©cie de nata), pode ser que esteja gr√°vida. Mas, se tiver somente bolhas de fervura, o resultado possivelmente √© negativo.
  • ¬†Teste do cotonete: este √© indicado para mulheres que tenham o ciclo menstrual regulado. Pegue um cotonete, e insira-o com cuidado at√© o colo do √ļtero, verificando se h√° sinais de sangue, o que pode indicar uma poss√≠vel gravidez.
  • ¬†Teste com cloro e √°gua sanit√°ria: deposite a urina em um copo descart√°vel, e adicione um pouco de cloro ou √°gua sanit√°ria, observando se o l√≠quido mudar√° de cor, ou aparente fervura. Caso sim, pode ser sinal de uma gesta√ß√£o.
  • ¬†Teste com pasta de dente: misture um pouco de creme dental branco, diretamente num frasco com um pouco de urina, e observe se mudou de cor, ou apareceram bolhas. Se um dos dois acontecer, pode ser sinal de gravidez.
  • ¬†Teste do vinagre: deposite um pouco de urina em um copo ou recipiente descart√°vel, e depois coloque um pouco de vinagre, misturando com uma colher descart√°vel. Se a cor desta mistura mudar, voc√™ pode estar gr√°vida.
  • ¬†Teste da coca-cola: misture um pouco de coca-cola quente e com g√°s, num copo descart√°vel com a urina, observando se a mistura vai borbulhar ou espumar. Se isso ocorrer, o resultado possivelmente seja positivo para gravidez.

 

Efic√°cia dos testes

Por serem caseiros, e n√£o se basearem em testes e comprova√ß√Ķes cient√≠ficas, n√£o se pode confiar 100% que sejam realmente seguros. Mas, ao longo dos anos, essas informa√ß√Ķes t√™m se passado entre as fam√≠lias de gera√ß√£o a gera√ß√£o.

Algumas mulheres afirmam que os testes funcionam de verdade, outras n√£o. Por via das d√ļvidas, espere at√© dez dias de atraso menstrual, para fazer um teste de farm√°cia, ou de sangue para ter certeza se est√° gr√°vida.

Se a ansiedade for muito grande em saber se est√° esperando um beb√™, atente-se aos sinais que o seu corpo d√°, como: sono excessivo, mamas doloridas, c√≥licas na regi√£o do √ļtero;

Vontade de comer algo diferente, pequenos enjoos, aumento ou diminuição abrupta da libido, cansaço, sensibilidade (choro), irritabilidade sem motivo aparente, entre outros.

Converse com o seu m√©dico ginecologista, a fim de averiguar a data da sua √ļltima menstrua√ß√£o, e da poss√≠vel gravidez ter ocorrido antes, durante ou depois do seu per√≠odo f√©rtil.

Leia também: Tudo sobre os testes de gravidez!

 

Alguns desses testes caseiros são infalíveis?

A resposta com certeza √©, n√£o. Pois por se tratarem de m√©todos simples, com ingredientes caseiros, pode n√£o ser poss√≠vel detectar com precis√£o se existe o aumento do horm√īnio da gravidez na urina (HCG ‚Äď gonadotrofina cori√īnica humana).

Principalmente, se o atraso menstrual ainda for precoce, como de 2 a 5 dias, onde ainda não se pode detectar uma gestação. Cada mulher deve conhecer bem o seu organismo e os sinais que ele dá quando está no período fértil (maior lubrificação vaginal, aumento do desejo sexual).

O m√©todo mais eficaz para se detectar uma gravidez, √© sem d√ļvida, um exame de sangue. Os n√≠veis de HCG estar√£o evidentes na corrente sangu√≠nea, onde o corpo se prepara para receber e prosseguir com a gesta√ß√£o.

Existem outros motivos para a menstrua√ß√£o atrasar, e n√£o somente por causa de uma gravidez: ciclo menstrual desregulado, estresse, ansiedade, depress√£o, interrup√ß√£o da p√≠lula anticoncepcional, infec√ß√Ķes, anemia, doen√ßas do √ļtero ou dos ov√°rios;

Desregula√ß√£o hormonal, erros de c√°lculo da √ļltima menstrua√ß√£o, obesidade, magreza excessiva, dist√ļrbios na alimenta√ß√£o, atividade f√≠sica em excesso, hipertireoidismo ou hipotireoidismo, amamenta√ß√£o, menopausa precoce ou normal, amenorreia (aus√™ncia e menstrua√ß√£o).

Uma parcela pequena de mulheres n√£o conseguem detectar a gravidez, por continuarem menstruando durante os primeiros meses de gesta√ß√£o. N√£o √© uma causa comum, mas tamb√©m n√£o √© imposs√≠vel de acontecer, j√° que cada corpo √© de um jeito e reage aos horm√īnios de forma diferente

Se o sangramento for incomum, excessivo e escurecido demasiadamente, é necessário procurar um médico imediatamente, descartando uma possível hemorragia.

Doen√ßas como o mioma, s√≠ndrome dos ov√°rios polic√≠sticos, √ļtero ou ov√°rios invertidos, infec√ß√Ķes ou mesmo doen√ßas sexualmente transmiss√≠veis, podem fazer com que a menstrua√ß√£o se atrase, em poucos dias ou em meses.

Como dito anteriormente, somente um médico poderá avaliar cada caso, como o histórico da paciente, os sintomas, o tempo que a menstruação está atrasada, se já tem filhos, se pretende engravidar, se toma algum medicamento, quantos parceiros sexuais possui e entre outros.

Cada gesta√ß√£o √© √ļnica, cada mulher tamb√©m. Se a gravidez for realmente comprovada, deve-se tomar todos os cuidados com os dois.

 

Para mais conte√ļdo clique aqui!

Leave a Reply