? Veja o Que 20 Minutos de Musculação Fazem ao Cérebro ?

Rate this post

É claro que você já sabe que os exercícios de musculação são muito importantes para quem deseja perder peso e aumentar a massa muscular. Definitivamente, para isso, não temos sombra de dúvida. O que você não sabe, é que este tipo de treino é benéfico para o cérebro tanto quanto para o corpo!

Foi exatamente isso que um estudo feito pelo Instituto de Tecnologia da Georgia, nos Estados Unidos, pode identificar. Que, um ser humano que se exercita de maneira mais intensa por apenas 20 minutos na academia chega a melhorar a memória de longo prazo do cérebro em até 10%. Esta pesquisa foi pesquisa foi coordenada por uma estudante de graduação da instituição, Lisa Weinberg. E enquanto ela fazia este experimento,  46 jovens adultos voluntários e saudáveis foram convidados a olhar 90 fotografias exibidas na tela de um computador.

Feito isso, apenas metade dos voluntários foram se exercitar em um aparelho de extensão de perna, enquanto a outra parte ficou sentada, sem praticar nenhum exercício e sem nenhum estímulo que interferisse no sucesso da avaliação.

Depois desta etapa inicial finalizada, dois dias depois eles foram convidados a voltarem para se encontrar com os cientistas. O grupo todo foi encaminhado a observar 180 imagens, dentre eleas, as 90 fotografias que já tinham sido exibidas anteriormente. O resultado? As pessoas praticaram o exercício físico mais puxado se lembraram de 60% das imagens viram na primeira etapa do experimento, enquanto que as que não fizeram nenhuma atividade se lembraram apenas de 50% delas.

Esta constatação vem de encontro com diversas outras pesquisas que foram realizadas com homens e mulheres de mais idade – entre 50 e 85 anos – estes estudos já tinham mostrado que treinamentos curtos conseguem ajudar a memória devido a liberação do hormônio chamado norepinefrina – também conhecido por noradrenalina. Através deste experimento, este hormônio ficou conhecido pelos cientistas por exercer um importante papel na memória.

A coautora do estudo, a professora-assistente de psicologia no Instituto de Tecnologia de Georgia, Dra. Audrey

Duarte, entende que essas descobertas são encorajadoras. “Mesmo sem fazer exames caros, nossos resultados nos dão uma ideia de que áreas do cérebro podem estar sustentando esses benefícios que o exercício dá a memória”, explicou.

E tudo é uma questão de se reprogramar. Então, se você está acostumado com a vida cheia de problemas de saúde, cheia de situações que te impedem de seguir adiante, é o momento de você pensar sobre isso com mais amor. Tudo o que fazemos, importa. As nossas escolhas são importantes se esperamos obter algum tipo de resultado. E o que eu te digo é simples: você vai ter que aprender a fazer escolhas. Então, que tal escolher fazer exercícios? Comer melhor? Cuidar da sua saúde mental? Praticar atividades físicas regulares que condigam com o seu bem estar? Tudo isso, tudo o que estamos te ensinando aqui se resume em algo simples: amor próprio.

Você é capaz de se amar? Que tal ver este vídeo sobre as consequências do exercício físico no cérebro?

Leave a Reply

DMCA.com Protection Status  

Sobre Nós | Politica de Cookies | Politica de Privacidade | Isenção Médica e Política de Uso | Contato | Mapa do Site