ūü•á Ventosaterapia – Saiba tudo sobre esse tratamento ūü§Ē

ūü•á Ventosaterapia – Saiba tudo sobre esse tratamento ūü§Ē
5 (100%) 1 vote

 

Um tratamento de s√©culos atr√°s que voltou a ser bastante procurado √© a Ventosaterapia, que serve para condi√ß√Ķes circulat√≥rias, para amenizar dores e muito mais.

Ele é caracterizado pelas manchas vermelhas que deixa nas costas após cada sessão: porém, elas desaparecem logo e os resultados dessa terapia são muito elogiados.

Ela é feita por meio de ventosas, ou seja, é um tratamento que utiliza sucção da pele. Para consegui-la, o especialista coloca nas costas do paciente um tipo de copo especial: é ele quem vai causar o vácuo e, por consequência, a sucção.

O resultado é que o tamanho dos vasos sanguíneos fica maior, o que proporciona mais circulação de sangue e diminui dores variadas.

 

Contraindica√ß√Ķes

 

  • Esse tratamento milenar n√£o pode ser feito pelas pessoas que est√£o fazendo tratamento oncol√≥gico: por causa da altera√ß√£o que causa nos vasos sangu√≠neos, ele cria mais condi√ß√Ķes para que as c√©lulas do c√Ęncer migrem para outros √≥rg√£os.
  • Tamb√©m n√£o √© recomendado para quem tem convuls√Ķes, para quem est√° com fraturas na √°rea da Ventosaterapia, para quem possui varizes, dist√ļrbios hemorr√°gicos e trombose.
  • Outros casos nos quais a terapia com ventosas n√£o √© indicada s√£o locais que estejam infeccionados, na gravidez, quando se tem febre, quando h√° hemofilia e tamb√©m tromboflebite.
  • Existem situa√ß√Ķes nas quais a Ventosaterapia pode n√£o apresentar tanto resultado ou ter um n√ļmero alto de rea√ß√Ķes adversas, como depois dos exerc√≠cios f√≠sicos, quando a press√£o alta n√£o est√° tratada e onde n√£o h√° bastante m√ļsculo. As pessoas podem se submeter √† terapia nesses casos, mas √© preciso ter a autoriza√ß√£o do m√©dico.

 

Equipamentos para fazer a Ventosaterapia

 

Na maior parte das vezes, esse tratamento é feito com copos de vidro, havendo uma pequena vela acesa no seu interior: ela vai acabar com todo o oxigênio daquele copo e é a partir de então que começa a sucção da pele.

Outro método é a ventosa de silicone, com a qual não se usa a vela. O terapeuta só precisa apertar esse copo antes de colocá-lo na pele: o silicone comprimido fará com que aconteça o vácuo.

Por fim, as cl√≠nicas podem usar a ventosa eletr√īnica, que utiliza copos conectados a uma m√°quina de criar v√°cuo.

 

Celulite

 

A apar√™ncia de buracos pode ser sensivelmente amenizada com a t√©cnica da Ventosaterapia por causa da melhora da circula√ß√£o. Se o sangue na regi√£o das pernas e do bumbum estiver circulando melhor, a tend√™ncia √© que as inflama√ß√Ķes da celulite fiquem menos vis√≠veis e √© por isso que muitas cl√≠nicas est√©ticas oferecem essa terapia.

 

Marcas roxas

√Č interessante dizer que a Ventosaterapia √© um tratamento dolorido: muitas pessoas sentem inc√īmodos enquanto a pele est√° sendo sugada e, depois das sess√Ķes, a regi√£o fica dolorida por quase uma semana.

As manchas roxas também são consequência desse tratamento: a área onde a ventosa ficou ganhará uma coloração de hematoma.

Para que esses efeitos sejam diminuídos, indica-se tomar banho morno depois da Ventosaterapia e fazer aplicação de óleo de rosa mosqueta, que é adquirido nas farmácias.

O banho morno reduzirá a dor e o óleo de rosa vai colaborar para as manchas roxas sumirem mais rapidamente.

Os terapeutas têm algumas técnicas para evitar esses efeitos colaterais e uma delas é movimentar constantemente as ventosas.

Dessa forma, elas sugam áreas diferentes da pele e isso evita dores posteriores em uma região específica. Se o paciente faz questão de não ter as marcas roxas depois do tratamento, pode pedir isso ao terapeuta.

 

Relação com o sono

 

A press√£o que as ventosas fazem tende a relaxar os m√ļsculos, o que √© fundamental para um bom sono. Dessa maneira, pessoas muito estressadas costumam fazer a Ventosaterapia como uma forma de massagem, ficando mais calmas e tendo noites mais tranquilas.

Os problemas musculares tamb√©m s√£o tratados com a Ventosaterapia: pessoas que tiveram les√Ķes e est√£o se recuperando ou que precisam prevenir dores podem aproveitar essa t√©cnica chinesa.

√Č o caso dos nadadores: como eles t√™m de evitar c√£ibras e desgastes, essa terapia faz parte da sua prepara√ß√£o. Devido ao relaxamento que causa, h√° pacientes que usam esse tratamento apenas pela sua condi√ß√£o psicol√≥gica, a fim de ficarem mais equilibradas.

 

Por quanto tempo o tratamento é realizado?

 

A duração de cada sessão de Ventosaterapia não costuma passar de 15 minutos, mas a regularidade dela depende da condição do paciente. Normalmente, o tratamento é feito por dois meses, com uma sessão semanal.

Destaca-se que partes diversas do corpo podem receber as ventosas: além das costas, elas podem ser colocadas no peito ou nas coxas.

 

Onde fazer

Muitas clínicas particulares têm a Ventosaterapia à disposição, mas os pacientes têm de ser criteriosos. Esse é um tratamento dolorido e que, se não for bem realizado, pode até causar bolhas de sangue.

Dessa forma, quem procura pelo tratamento com ventosas deve pesquisar a reputação da clínica, além de avaliar se o profissional demonstra conhecer efetivamente a técnica e se o ambiente é adequado.

Antes de come√ßar a Ventosaterapia, √© importante perguntar ao especialista sobre quaisquer recomenda√ß√Ķes adicionais.

Esse profissional tem de questionar o paciente sobre a sua condi√ß√£o antes de aceitar as aplica√ß√Ķes: ele deve saber se h√° anemia, se a pessoa est√° menstruada, se ela sofre de alergias, se ela tem √ļlcera, etc., j√° que essas condi√ß√Ķes n√£o s√£o indicadas para essa terapia.

Se o profissional n√£o faz esse tipo de pergunta, √© prov√°vel que ele n√£o saiba sobre Ventosaterapia a ponto de conhecer suas contraindica√ß√Ķes.

 

Curso para Ventosaterapia

 

A aplicação das ventosas é uma forma muito comum de tratamento, especialmente para quem faz esportes. Por isso, sé natural que cada vez mais profissionais queiram ser aptos a realizar essa técnica e existe curso para Ventosaterapia.

Alguns dos t√≥picos dele s√£o como deslizar a ventosa pelo abd√īmen, t√©cnicas de deslizamento, ventosa seca nas costas, Medicina Tradicional Chinesa e interpreta√ß√Ķes, indica√ß√Ķes e contraindica√ß√Ķes, ventosa seca nos membros inferiores, interpreta√ß√£o de ventosas, procedimentos da Ventosaterapia e muito mais.

Quem domina essa terapia pode fazer atendimento em casa, desde que tenha os copos apropriados para a sucção ou a máquina.

 

Para mais conte√ļdo clique aqui!

Leave a Reply